A Patinação surgiu na Europa. Inicialmente foi utilizada como meio de transporte, para atravessar lagos e canais congelados. Depois começou a ser utilizada recreativamente. A Patinação Artística, especificamente, surgiu de uma brincadeira em que os patinadores faziam desenhos no gelo com suas lâminas enquanto patinavam. A partir daí começaram a realizar concursos para ver quem fazia os desenhos mais bonitos e os mais complexos. Dizem que naquela época a glória era conseguir assinar o próprio nome no gelo. É desse tipo de competição que deriva o termo "Figure Skating", como é conhecida a patinação artística internacionalmente.
Depois, como os patinadores não estavam mais satisfeitos com a simples emoção de fazer desenhos no gelo, começou a se desenvolver a técnica atual da Patinação. Primeiro através da dança, que começou a ser executada sobre os patins. Depois através de saltos e piruetas, que foram a evolução natural do esporte.
A Patinação Artística Sobre Rodas apareceu como uma alternativa para os patinadores do gelo, que não tinham como praticar durante o verão, já que os lagos se descongelavam. Então, no início, os praticantes dos dois tipos de patinação eram os mesmos. Por isso as duas técnicas são muito semelhantes e utilizam praticamente os mesmos termos em seu dicionário.
Hoje em dia a Patinação Artística possui várias modalidades diferentes e, normalmente, os patinadores escolhem apenas uma delas para se dedicarem integralmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário